Páginas

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dança Moderna



"Dançar é sentir, sentir é sofrer, sofrer é amar... Tu amas, sofres e sentes. Dança!"

Com a intensidade das palavras de Isadora Duncan trago a vocês, queridos leitores, uma sutil introdução a dança moderna. A dança clássica era a maior expressão corporal existente. Encantava multidões com sua elegância em técnicas de elevação, equilíbrio, harmonia e graça. Com o surgimento da dança moderna ocorreu um rompimento com o clássico, sendo assim os movimentos preexistentes foram " deixados de lado". Esse estilo de dança busca expressar o cotidiano das pessoas, considerando seu contexto sociocultural e afetivo. O dançarino moderno deve exercitar técnicas de contração e relaxamento muscular, buscando sentir cada movimento de seu corpo. Dançar com consciência, teatralizar o sentimento. Transformar a melodia musical em expressão corporal. François Delsarte, um dos precursores da dança moderna, constata em suas observações que há emoção ligada em cada movimento. Surge então a chave da dança moderna: A intensidade do movimento comanda a intensidade do gesto. Isadora Duncan se inspirava na natureza podendo senti-la e se transformar em elementos da mesma. Uma frase dessa graciosa bailarina me encantou: "A dança é expressão de sua vida pessoal". O praticante de dança moderna segundo Martha Graham deve durante as aulas exercitar a respiração, pois saber respirar influencia a forma como os movimentos serão expressados ao público. Os bailarinos modernos são inteiramente compostos de emoção, espírito, coração e mente.
Sinta a vida, transmita sensações, se expresse. Dance!

8 comentários:

  1. eu danço sempre! adoro! mas não me arrisco a fazer isso com a perna. pronto, falei!

    ResponderExcluir
  2. Bela postagem, Joel!
    Eu sempre fiquei muito perplexo com a dança, e sempre fui um apaixonado. Essa paixão e essa perplexidade me levam a refletir e querer produzir sobre algo tão lindo. Já tentei várias vezes, e confesso que não tive muito sucesso. Ainda preciso senti-la mais.
    Me elucidou sobre essa mudança do clássico para o contemporâneo, eu sempre quis saber. E que bacana seu sentimento em relação à dança.
    Abraço.

    F.M.

    ResponderExcluir
  3. eu tbm tenho essa flexibilidade na perna, mas uso para outros fins. Le Parkour =)

    Em dança eu sou péssimo, só sirvo pra garantir o Show do Riso SAHSAIOSHAS

    abrazz Joeel

    ResponderExcluir
  4. Joel, muito legal, dançar deve fazer você se abandonar do mundo, fazer uma viagem pela música como se nada estivesse ocorrendo ao seu lado. As fotos estão excelentes, e que elasticidade cara.
    Vai falando mais, esse é um assunto que gosto bastante.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. quando estive no rio, era aniversário de niteroi e a colker fez uma apresentação. eu não entendi NADA

    a musa da dança ainda não entrou na minha cabeça. sou uma anta... e tenho vergonha

    ResponderExcluir
  6. Sua interpretação sobre a dança é uma reflexão crítica e sensível. Sua busca no universo da arte me faz pensar que o ser humano alcança seus ideais através do trajeto que ele mesmo traça.
    Gostei muito do seu texto, parabéns! Abraços

    ResponderExcluir
  7. Queria ter essa elasticidade.hehehe

    Bom texto.

    ResponderExcluir
  8. Joel, legal mesmo...a dança tmb é uma a tividade de relaxamento, tirar o stress, sem contar que melhora e muito o condicionamento fisico....

    abraços

    ResponderExcluir